|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
15/04/2010 |
Data da última atualização: |
15/04/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
SANTOS, E. de S. M. dos; DELIZA, R.; FREITAS, D. de G. C. |
Afiliação: |
ELIANA DE SOUZA MARQUES DOS SANTOS, UFRRJ; ROSIRES DELIZA, Labex Europa; DANIELA DE GRANDI CASTRO FREITAS, CTAA. |
Título: |
Preferência do consumidor para blends de bebida de café arábica e conillon. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais... Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009. Não paginado. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação de blends de bebida de café arábica e conilion nas proporções 0, 10, 20, 40, 60, 80 e 100% de conillon, a fim de investigar o efeito da adição de grãos robusta na preferência do consumidor. Cento e doze indivíduos que consomem pelo menos uma xícara de cafe por dia foram convidados a participar do estudo. Os grãos arábica e conillon foram torrados e moídos no dia do teste e os blends preparados no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Cafeteiras elétricas (Britânia - modelo NCB27) foram utilizadas no preparo das bebidas, para as quais foi usada a proporção de 40g de pó de café para 400ml de água mineral. A ordem de apresentação das amostras aos participantes do estudo foi balanceada e seguiu delineamento de blocos completos. As amostras foram apresentadas monadicamente nas cabines de prova sob iluminação branca e avaliadas em escala hedônica estruturada de nove pontos, com termos ancorados em seus extremos, variando de desgostei extremamente" a "gostei extremamente" utilizando o software Fizz. Os participantes adicionaram açúcar refinado, adoçante ou nada às amostras, conforme a preferência de cada consumidor. As bebidas foram mantidas ate 20 minutos a temperatura de 70° +- 2° C, apos os quais foram descartadas. Os dados foram submetidos à Analise de Variância e teste de Fisher (p<0,05) para checar diferença entre as médias e ao Mapa Interno da Preferência. Os resultados revelaram que os blends com maiores porcentagens de conillon (60 e 80%) foram os menos preferidos pelos participantes. Bebidas com baixas porcentagens de conillon e também a 100% arábica foram as preferidas por um elevado número de consumidores. Entretanto, o produto preparado com 100% grãos robusta foi apreciado por um segmento de consumidores, revelando um mercado potencial para tal produto. MenosO presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação de blends de bebida de café arábica e conilion nas proporções 0, 10, 20, 40, 60, 80 e 100% de conillon, a fim de investigar o efeito da adição de grãos robusta na preferência do consumidor. Cento e doze indivíduos que consomem pelo menos uma xícara de cafe por dia foram convidados a participar do estudo. Os grãos arábica e conillon foram torrados e moídos no dia do teste e os blends preparados no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Cafeteiras elétricas (Britânia - modelo NCB27) foram utilizadas no preparo das bebidas, para as quais foi usada a proporção de 40g de pó de café para 400ml de água mineral. A ordem de apresentação das amostras aos participantes do estudo foi balanceada e seguiu delineamento de blocos completos. As amostras foram apresentadas monadicamente nas cabines de prova sob iluminação branca e avaliadas em escala hedônica estruturada de nove pontos, com termos ancorados em seus extremos, variando de desgostei extremamente" a "gostei extremamente" utilizando o software Fizz. Os participantes adicionaram açúcar refinado, adoçante ou nada às amostras, conforme a preferência de cada consumidor. As bebidas foram mantidas ate 20 minutos a temperatura de 70° +- 2° C, apos os quais foram descartadas. Os dados foram submetidos à Analise de Variância e teste de Fisher (p<0,05) para checar diferença entre as médias e ao Mapa Interno da Preferência. Os resultados revelaram que... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise sensorial; Bebida de café; Blends; Café arábica; Café conillon; Preferência. |
Thesagro: |
Café; Consumidor. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 02735naa a2200241 a 4500 001 1664400 005 2010-04-15 008 2009 bl --- 0-- u #d 100 1 $aSANTOS, E. de S. M. dos 245 $aPreferência do consumidor para blends de bebida de café arábica e conillon. 260 $c2009 520 $aO presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação de blends de bebida de café arábica e conilion nas proporções 0, 10, 20, 40, 60, 80 e 100% de conillon, a fim de investigar o efeito da adição de grãos robusta na preferência do consumidor. Cento e doze indivíduos que consomem pelo menos uma xícara de cafe por dia foram convidados a participar do estudo. Os grãos arábica e conillon foram torrados e moídos no dia do teste e os blends preparados no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Cafeteiras elétricas (Britânia - modelo NCB27) foram utilizadas no preparo das bebidas, para as quais foi usada a proporção de 40g de pó de café para 400ml de água mineral. A ordem de apresentação das amostras aos participantes do estudo foi balanceada e seguiu delineamento de blocos completos. As amostras foram apresentadas monadicamente nas cabines de prova sob iluminação branca e avaliadas em escala hedônica estruturada de nove pontos, com termos ancorados em seus extremos, variando de desgostei extremamente" a "gostei extremamente" utilizando o software Fizz. Os participantes adicionaram açúcar refinado, adoçante ou nada às amostras, conforme a preferência de cada consumidor. As bebidas foram mantidas ate 20 minutos a temperatura de 70° +- 2° C, apos os quais foram descartadas. Os dados foram submetidos à Analise de Variância e teste de Fisher (p<0,05) para checar diferença entre as médias e ao Mapa Interno da Preferência. Os resultados revelaram que os blends com maiores porcentagens de conillon (60 e 80%) foram os menos preferidos pelos participantes. Bebidas com baixas porcentagens de conillon e também a 100% arábica foram as preferidas por um elevado número de consumidores. Entretanto, o produto preparado com 100% grãos robusta foi apreciado por um segmento de consumidores, revelando um mercado potencial para tal produto. 650 $aCafé 650 $aConsumidor 653 $aAnálise sensorial 653 $aBebida de café 653 $aBlends 653 $aCafé arábica 653 $aCafé conillon 653 $aPreferência 700 1 $aDELIZA, R. 700 1 $aFREITAS, D. de G. C. 773 $tIn: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais... Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009. Não paginado.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 94 | |
15. | | SOUZA, R. C. de; VIDAL, L.; TOJAL, F.; FREITAS, D. de G. C.; DELIZA, R. Avaliadores em testes sensoriais: quais são suas principais motivações? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 24.; CONGRESSO DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE FRUTOS TROPICAIS, 4., 2014, Aracaju. Inovação e sustentabilidade em ciência e tecnologia de alimentos: resumos. [Campinas]: SBCTA, 2014. p. 115Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
| |
Registros recuperados : 94 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|